8 dicas sobre estilo Montessoriano

se tem uma decoração para quarto de criança que sempre amamos, é o estilo Montessoriano. mas não pensem que os objetos fofos e pequenos são escolhidos ao acaso.

para aplicar o método Montessori na decoração do quarto das crianças, separamos 8 sugestões que valorizam e estimulam a livre expressão dos pequenos. acompanhem nossas dicas e conheça mais sobre esse conceito super atual.

1. cama baixinha

a cama mais baixa é uma das principais características de quartos inspirados no método Montessori. a ideia é dar autonomia para a criança, sobretudo quando ela começa a engatinhar.

2. à altura deles

o mobiliário do quarto deve ser pensado a partir do ponto de vista dos pequenos. é importante planejar bem a disposição dos móveis, para que eles fiquem na altura da criança, facilitando o acesso a brinquedos, livros e que favoreçam a noção de organização após as brincadeiras

3. espelhos

olhar o próprio reflexo também é uma forma de se desenvolver. enquanto o bebê só engatinha, recomenda-se deixar o espelho na horizontal e só mudá-lo para a vertical quando o pequeno ensaiar os primeiros passinhos. é importante fixar o espelho de acrílico muito bem à parede, para evitar acidentes.

5. escolhendo as roupas

outra forma de incentivar o desenvolvimento do seu filho é encorajá-lo a escolher as próprias roupas e a tentar se vestir sozinho. certamente, isso leva tempo, mas é só a prática que vai ajudar na coordenação motora dele. a dica é ter no quarto um móvel baixo ou um cabideiro, onde você possa pendurar algumas peças de roupas como opção para ele escolher.

6. cantinho de leitura

incentivar o interesse a leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil. para organizar e tornar o acesso mais fácil, a dica é usar prateleiras baixas ou cestos para organizar esses objetos, e sempre trocar os livros conforme o tempo passa.

7. decoração à vista

assim como o espelho, os brinquedos e os móveis, os poucos itens de decoração também devem ficar à altura dos olhos da criança, como quadrinhos, adesivos e enfeites.

8. ajudando na movimentação

instalar uma barra horizontal na parede – assim como uma barra de balé em miniatura, mas numa altura bem mais baixa – ajuda a criança a ficar em pé e a se movimentar sem a ajuda dos pais, contribuindo para a coordenação motora e, consequentemente, para a sua autonomia.

decore com intenção e acompanhe nosso Pinterest @mlabdecor para se inspirar ainda mais!


ÚLTIMAS DO INSTAGRAM
@mlabdecor
FACEBOOK