Rússia: inspire-se com a culinária do país da Copa

esse ano todos os olhos estarão voltados para a Rússia. o país, que possui a maior área do planeta, é riquíssimo em cultura, artes, arquitetura e gastronomia, e nós separamos algumas maravilhas para você ficar por dentro desse universo incrível. nessa primeira semana, vamos trazer um pouquinho dessa culinária deliciosa e um tanto quanto diferente da nossa.

 

GASTRONOMIA

o clima é um determinante na culinária russa. o frio colabora com a predominância de pratos quentes e bem equilibrados na distribuição de nutrientes, a fim de fornecer bastante energia para equilibrar a temperatura corporal. os pratos são, em sua maioria, simples e de sabor agridoce, e ricos em carboidratos e gorduras. o creme de leite azedo, conhecido como “smetana”, é tão comum quanto o nosso feijão por aqui. o estrogonofe, popular no Brasil, tem origem russa, mas tem seu sabor muito diferenciado por lá por causa da utilização do creme azedo.
 


Food Magazine

Draniki: panqueca de batata com creme de leite azedo.


a carne de porco e carneiro são as proteínas mais populares na Rússia, dividindo a posição com aves e peixes. a truta, o arenque e o esturjão são as espécies de peixes mais comuns na região, e nada convencionais no Brasil - o que pode despertar ainda mais a curiosidade daqueles que são apaixonados por conhecer culturas diferentes.

 


Food Magazine

Kholodets: é uma tradicional gelatina de carne e pode ter diversos formatos.


 

batata, pepino, cogumelo e repolho também são alimentos encontrados frequentemente na cozinha russa - principalmente em conservas. a salga de vegetais é feita com fermentação de ácido lático natural, chamada de kvashenie, e é uma das técnicas muito utilizadas no preparo e conservação dos alimentos.


Food Magazine

Borscht: originalmente da Ucrânia, a sopa de beterraba é sempre servida quente e é um dos pratos mais populares da Rússia.

 


Internet

Palmeni: massa fina feita com farinha, ovos, leite ou água. de acordo com a receita tradicional, o recheio deve ser composto por 55% de carne bovina e 45% de carne de porco. diferente do Brasil, na Rússia as massas não acompanham molho. no máximo o famoso creme de leite azedo.

quer mais? o caviar também é um alimento muito consumido pelos russos. tanto o preto quanto o vermelho, a iguaria é consumida até no café da manhã. mas não pense que tem o mesmo valor que no Brasil - na Rússia esse produto é muito barato e acessível.


Blini com caviar e smetana / internet


e, por final, uma das sobremesas mais tradicionais do País são as panquecas russas - feitas com leite, açúcar, gemas, manteiga e sal, e acompanhadas geralmente de geleias, smetana, caviar e afins.


Scastje-est.ru

 

gostaram? semana que vem tem mais Rússia por aqui, e será a vez de falarmos da sua maravilhosa arquitetura. <3

com amor,

MLab


ÚLTIMAS DO INSTAGRAM
@mlabdecor
FACEBOOK