Cobogó: sugestão funcional e decorativa para os ambientes

afinal, o que são cobogós?

cobogós: você já ouviu falar? são blocos decorativos e funcionais de influência árabe que surgiram na década de 1920 no Recife, mas só se tornaram populares na década de 1950. conhecidos também como elementos vazados, eles têm o nome associado às iniciais dos engenheiros que o desenvolveram: Coimbra, Boeckmann e Góes.


cobogó de concreto | fonte: casaecia.arq.br

 

a ideia adotada por eles para criar os cobogós foi com a finalidade de amenizar as condições climáticas das casas regionais, sem que fossem obstruídas as passagens de luz e ar nos espaços internos. inicialmente, essas peças eram desenvolvidas em concreto e na cor natural desse material. atualmente, são moldadas em vidro, argila, cerâmica, porcelana, em variados formatos e em cores diversas.


cobogó de cerâmica | fonte: apezinho.com.br

 


cobogó de argila | fonte: construir.arq.br
 

 

para que servem os cobogós?

eles assumem algumas funções incríveis na arquitetura de qualquer espaço: funcionam como belas divisórias, fecham os ambientes sem que eles percam a iluminação e ventilação naturais, além, claro, de decorar com personalidade e modernidade. ou seja, configuram áreas de serviço, corredores externos e fachadas de edificações com muita elegância e versatilidade.


Cobogó Vertex Black | foto: Deehouse Design

 

já foram utilizados em construções reconhecidas e por grandes arquitetos, como Oscar Niemeyer e os Irmãos Campana. caíram em desuso por determinado período, mas voltaram como uma forte tendência, devido, inclusive, ao seu caráter decorativo sustentável.


cobogó Irmãos Campana | fonte: @estudiocampana

 

vale ressaltar que os cobogós não possuem a mesma resistência que os tijolos. por isso, não funcionam como estruturas de base de apoio.

 

e como utilizar os cobogós na decoração?

graças à personalidade, volume e infinitas texturas, os cobogós são facilmente inseridos na decoração dos ambientes, sejam eles internos ou externos.


Cobogó Twist Light Wood | foto: William Bucholtz



Cobogó Vertex Black | foto: Deehouse Design



Cobogó Twist Light Wood | foto: William Bucholtz

 


cobogó Moonlight Gris | foto: Casa Cor / arquiteto Athos Peruzzolo

 

enquanto nos ambientes externos a técnica dos cobogós permite separar jardins da área de lazer, criar tramas e desenhos contemporâneos nas fachadas, na parte interna eles são uma boa alternativa para dividir espaços, mantendo a integração. delimitam com leveza, beleza e funcionalidade. além disso, assumem o papel de suporte para balcões, estantes e mesas, por exemplo, ou como nichos e pendurados nas paredes.

ou seja, funcionam na escada, no quarto, na sala, na cozinha, nos corredores e em todas as partes externas.

 

cobogós da Mosarte Lab

conheça os cobogós da MLab: moonlight, vertex, twist, string. são quatro modelos diferentes produzidos em compensado de madeira com acabamento laminado em diversas cores. sugestões práticas para trazer privacidade e decorar com rapidez e criatividade.


Cobogó String Cloud



Cobogó String Black

 


Cobogó Moonlight Wood



Cobogó Moonlight Gris

 


Cobogó Vertex Black



Cobogó Twist Light



Cobogó Twist Black

acesse o nosso site e adquira o seu.


ÚLTIMAS DO INSTAGRAM
@mlabdecor
FACEBOOK